Humanização

Humanização

Nos dias atuais, ouvimos muito falar sobre humanização. Neste texto vamos falar sobre a humanização no atendimento, mas não através de conceitos, mas sim do que é uma definição muito importante no relacionamento interpessoal: a empatia.
.
Para você entender melhor, vamos elucidar através de situações do nosso cotidiano. Qualquer situação de doença pode nos tornar físicos ou mentalmente vulneráveis, como se o presente e futuro se modificassem a partir do início de um sintoma, do resultado de um exame. Na maioria das vezes, somente se procura um atendimento quem está doente, mas é essencial cuidar da saúde e realizar um check-up preventivo.
.
Sendo assim, ao procurar um atendimento em saúde, a recepção desse paciente é muito importante, sendo as recepcionistas a primeira VISÃO e através de um sorriso, paciência e agilidade, o acolhimento ao paciente e sua família/acompanhante se torna primordial.
.
Ao ser atendido, uma equipe com habilidade técnica e competência é fundamental, mas a comunicação, envolvendo explicação do procedimento a ser realizado e escutar o paciente, o que vai além da AUDIÇÃO, mas sim considerar a pessoa como um todo, em todos os seus relatos, e não a classificar de maneira segregada. Tudo isso, traz segurança ao paciente fazendo com que a adesão ao tratamento seja mais eficaz.
.
O toque, como esse é essencial na saúde. Examinar, métodos de fisioterapia, transferência e cuidados no leito, realizar procedimentos laboratoriais e diagnóstico por imagem, são rotinas em hospitais e estabelecimentos de saúde, uma frase resume o TATO – “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
.
Além disso, a humanização é o cuidado integral ao paciente, como por exemplo, em proporcionar uma estrutura física para atender às necessidades de cuidado e tratamento. Higiene de todos os locais com aquele leve cheirinho de limpeza aguçando nosso OLFATO e as refeições caprichadas e balanceadas que são feitas especialmente para agradar o PALADAR e melhorar a saúde.Raquel Nogueira – Fisioterapeuta
.
➡ Isso é o que você merece. Isso é o que oferecemos.
🌻 Hospital FOB: Com você, em todos os sentidos! 😉