Manual do Paciente

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MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE:

Para manter uma instituição moderna, confiável e humana o Hospital FOB tem uma equipe qualificada e empenhada em atendê-lo (a) da melhor maneira possível. O ambiente hospitalar apresenta características específicas e complexas.

Trata-se de um local para atendimento e recuperação do paciente. Estas orientações são importantes para que você possa conhecer as normas e procedimentos adotados pelo Hospital e que devem ser obedecidos durante o período de internação.

  1. OBJETOS PESSOAIS E VESTUÁRIO

Ao dar entrada no Hospital, por ocasião da internação, você deve trazer os seguintes objetos pessoais:

  • Artigos de toilette (creme dental, escova de dente, pente/escova de cabelo, etc.);
  • Vestuário (pijamas, camisolas, roupas íntimas);
  • Chinelo;
  • Para a maternidade, inclua fraldas descartáveis e o enxoval do bebê;
  • Fralda para idoso.
  1. OBJETOS DE VALOR

O Hospital FOB não se responsabiliza pelos pertences dos pacientes e acompanhantes. Evite trazer objetos de valor.

  1. VISITA MÉDICA

O médico examina o paciente e faz a prescrição diária. Caso sejam necessárias intervenções de outros profissionais/especialistas, elas serão acionadas pelo médico responsável.

  1. USO DE MEDICAMENTOS

Caso o paciente faça uso contínuo de algum medicamento, o médico deve ser informado imediatamente. O paciente não deverá tomar nenhuma medicação sem o conhecimento e autorização médica.

  1. PLANOS DE SAÚDE

Para informações sobre coberturas do seu plano de saúde e autorizações, entre em contato com o seu convênio.

  1. ENFERMAGEM

A equipe de enfermagem do Hospital FOB é altamente especializada. Os profissionais prestam assistência integrada, contínua e humanizada ao paciente 24 horas por dia. Sempre que necessário, a equipe de enfermagem da unidade pode ser acionada através da campainha que está localizada e sinalizada na cabeceira da cama e no banheiro. A equipe dos profissionais de saúde pode ser identificada pelo crachá pessoal e/ou placa de acrílico afixada em cada quarto.

  1. APARELHOS DE ÁUDIO E VÍDEO

Os aparelhos de áudio e vídeo (celular , tablet, notebook) são permitidos desde que não perturbem os demais pacientes.

Para ter acesso a TV é necessário a compra da comanda que pode ser efetuada no momento da admissão ou no Caixa que fica ao lado da Recepção Principal. Não os utilize com volume alto, principalmente após às 22 horas. Mais informações sobre o uso desses equipamentos podem ser obtidas no momento da admissão do paciente.

  1. USO DO TELEFONE

O telefone do apartamento está programado somente para receber ligações. Caso queira utilizá-lo, solicite a liberação da linha telefônica nas Recepções mediante depósito do valor pré-estabelecido. O acerto ocorrerá no momento da alta do paciente, na Tesouraria do Hospital. Você também tem a opção de utilizar o telefone público, localizado próximo à Capela, no Setor de Internação, ou na Portaria da Emergência.

  1. TELEFONES ÚTEIS
  • Emergência/Urgência: (31) 3749-6101
  • Recepção Principal: (31) 3749-6112
  • Tesouraria: (31) 3749-6118
  • Unidade de Relacionamento com o Cliente: (31) 3749-6123
  • Serviço de Nutrição e Dietética: (31) 3749-6187
  • Posto de Enfermagem – Internação: (31) 3749-6227 / 6228
  • Central de Agendamento de Consultas: (31) 3749-6161
  1. REFEIÇÕES DO PACIENTE

As refeições dos pacientes são servidas no apartamento, prescritas pelo médico/nutricionista e balanceadas de acordo com as necessidades individuais. É uma alimentação adequada e que faz parte do tratamento. Nenhum outro tipo de alimento deve ser oferecido ao paciente. Somente o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) tem condições de preparar e garantir a segurança alimentar. Veja abaixo os horários em que as refeições são servidas:

  • Café da manhã: 7h30 as 8h30
  • Almoço: 11:30h as 13h
  • Lanche: 15h as 16:30h
  • Jantar: 18h as 20h
  • Ceia: 21:00 a 22:00 h

 

10.1 REFEIÇÕES DO ACOMPANHANTE

Os acompanhantes podem fazer suas refeições no Refeitório do Hospital ou, caso prefiram, no apartamento em que o paciente está internado. Para isso, é necessário avisar as copeiras previamente e seguir os horários estabelecidos abaixo. O ticket de cada refeição/lanche deve ser adquirido nas Recepções e entregue à copeira, assim que receber a refeição. Os acompanhantes de pacientes, com idade até 18 anos, têm direito à refeição (almoço e jantar), devendo retirar o ticket com a recepcionista. Veja abaixo os horários em que as refeições são servidas no Refeitório:

  • Café da manhã: 7h30 as 8h30
  • Almoço: 11h30 as 13h
  • Lanche: 15h as 15h30
  • Jantar: 18h as 19h

Aos visitantes e familiares dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão fornecidas informações sobre o estado de saúde dos pacientes pelo médico plantonista, logo após o horário de visita. Nesta Unidade há uma sala exclusiva e reservada para os familiares. Não serão repassadas informações por telefone.

Horário da visita – Local – Número de visitantes:

  • 8h as 18h30 – Apartamento – Duas pessoas de cada vez
  • 14h as 18h30 – Enfermaria – Duas pessoa de cada vez
  • 15h as 15h30 – UTI – Limitado a quatro pessoas (duas de cada vez)
  1. VISITAS

Os visitantes, familiares e amigos são muito bem-vindos e podem ajudar no processo de recuperação do paciente. O Hospital está equipado com um moderno sistema de controle e acesso, através de catracas eletrônicas e circuito interno de televisão. Para acesso às dependências do Hospital é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto. Os horários de visita devem ser respeitados assim como o número de visitantes. Identifique-se junto à recepcionista e aguarde a liberação de entrada. O acompanhante que passar a noite no Hospital deverá chegar até às 21 horas.

  1. ORIENTAÇÕES AO ACOMPANHANTE
  • Evite visitar o paciente caso esteja com gripe, conjuntivite ou com outro quadro infeccioso;
  • Converse com o paciente apenas assuntos agradáveis. Lembre-se que ele precisa estar calmo e tranqüilo para se recuperar;
  • Profissionais de saúde e visitantes, deverão sempre higienizar as mãos antes e após o contato com o paciente;
  • Os leitos são para uso exclusivo dos pacientes e não devem ser utilizados pelos acompanhantes/visitantes. Evite sentar ou deitar nos mesmos;
  • É proibido fumar nas dependências internas do Hospital;
  • Colabore com o controle de infecção hospitalar: evite trazer flores e plantas para a área interna do Hospital;
  • O Hospital possui serviço de ambulância para transportar os pacientes. Solicite informações sobre valores e disponibilidade com a recepcionista;
  • A entrada e circulação de animais domésticos é proibida dentro do Hospital.
  1. CIRCULAÇÃO DE PESSOAS

Não é permitido transitar pelas demais áreas do Hospital e entrar no apartamento/enfermaria de outros pacientes. Respeite os locais de acesso restrito. Com essas atitudes, você colabora com o controle de infecção hospitalar. Em caso de dúvidas, procure o Posto de Enfermagem.

  1. CONFORTO ESPIRITUAL

O Hospital FOB possui uma capela localizada próxima ao Posto de Enfermagem, no setor de Internação. O local é destinado aos pacientes, familiares e visitantes que desejam fazer as orações.

  1. ALTA HOSPITALAR

Na Unidade de Internação, a alta hospitalar ocorre das 7 às 20 horas, somente com a assinatura do médico responsável. Nesse momento, receba as orientações que são importantes para o restabelecimento da saúde do paciente: uso de medicamentos, restrições alimentares, quando e onde deverá retornar para controle e atividades permitidas. Antes de deixar o apartamento, entre em contato com a enfermagem para orientações de continuidade do tratamento, informações burocráticas e de liberação. O recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe e auxiliar de enfermagem até a Recepção Principal, onde serão conferidos os dados de identificação e a retirada da pulseirinha.

  1. LIBERAÇÃO DO PACIENTE (PARTICULARES)

Os pacientes que são atendidos em caráter particular devem fazer o acerto financeiro na Tesouraria do Hospital após a alta médica.

  1. AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES

O Hospital FOB quer saber como você avalia o atendimento hospitalar. Preencha o impresso de Avaliação dos Serviços Hospitalares e coloque-o na caixa de sugestões que está localizada na Internação, próxima à Capela. Sua opinião é muito importante para que possamos melhorar, cada vez mais, a qualidade dos nossos serviços