Aneurisma cerebral: acidente sério e que, se não for tratado a tempo, pode levar à morte

Aneurisma cerebral: acidente sério e que, se não for tratado a tempo, pode levar à morte

Hospital FOB realiza o tratamento por meio da Embolização, um dos procedimentos mais seguros

O Aneurisma Cerebral é uma dilatação anormal que ocorre em algum ponto do vaso sanguíneo cerebral. Acomete, principalmente, as artérias cerebrais e seu maior risco é a ruptura, que causa uma hemorragia cerebral. Essa hemorragia, na maioria das vezes, é um quadro grave, podendo levar o paciente a óbito ou ao comprometimento neurológico com sequelas importantes, que impactam na realização das atividades diárias e na qualidade de vida do paciente. O atendimento médico imediato e assertivo proporciona uma melhora significativa na evolução do paciente.

É importante que o paciente seja atendido por uma equipe multidisciplinar, composta por neurologista, neurocirurgião, neurorradiologista, intensivista, etc. Essa equipe definirá quais os tratamentos mais adequados para cada caso.

O tratamento do aneurisma cerebral será realizado em etapas. A principal etapa é a correção do aneurisma, para evitar que ele venha a romper novamente, o que ocorre com frequência nos primeiros dias. Temos duas maneiras de abordar estes aneurismas, uma por cirurgia aberta e outra por cirurgia através de cateteres, sem necessidade de abertura do crânio. Essa última chama-se embolização. A embolização do aneurisma cerebral é realizada através de cateteres que são introduzidos pela artéria femoral (região da virilha). Estes cateteres são navegados pelo interior das artérias até chegar nas artérias do cérebro. É identificado, então, o local do aneurisma e é realizada a sua oclusão com materiais especiais, um deles, pequenas espirais chamadas de micromolas. Todo esse procedimento de embolização é realizado sob radioscopia, com utilização de um aparelho especifico para angiografia digital no setor chamado de hemodinâmica.

Sendo assim, o objetivo da embolização é a oclusão do aneurisma com sua cura e, ainda assim, permitir que o paciente seja tratado adequadamente nas outras etapas de sua internação. Os cuidados pós-operatórios também são muito importantes para boa evolução do paciente.

As principais vantagens da embolização são a possibilidade de tratar as lesões de uma maneira minimamente invasiva, sem ter que abrir o crânio, com menor desgaste clínico, menor risco de infecção hospitalar e recuperação mais rápida.

Existem outras lesões cerebrais que também podem ser tratadas por embolização, como fistulas arteriovenosas, malformações arteriovenosas e alguns tumores, lesões estas que podem acometer, também, outras partes do corpo.

Nós, do Hospital FOB, trabalhamos com uma equipe médica altamente especializada, com as técnicas mais modernas e seguras atualmente. Estamos disponíveis para te ajudar no tratamento urgente ou eletivo destas lesões.

Possuímos uma equipe para realizar o seu atendimento e o tratamento de doenças neurológicas em Hemodinâmica, com técnicas minimamente invasivas e modernas. Contamos com a especialidade médica em Neurorradiologia Intervencionista, com os médicos responsáveis: Dr. Francisco de Lucca e Dra. Marina Brugnoli Ribeiro Cambraia.

Além disso, também atuam na área de neurologia os profissionais: Dr. Tulio Marcos Ribeiro Bellard, Dra. Patrícia Brandão Reche (neurologistas), Dr. Eduardo Brandão Reche, Dr. Miguel Reche Filho, Dr. Rafael Cardoso Campos e Dr. Maurício Adriano Vale Milagres (neurocirurgiões).

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles: Allianz, Unimed (Conselheiro Lafaiete, BH, Vale do Aço e CND), Bradesco saúde, CEMIG saúde, Amil, Arcelor Mittal, Associação Mineira de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público (AMMA Saúde), Cassi, Copasa saúde, Fundação Libertas de Seguridade Social, FUNDAFFEMG, Gama saúde, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Portal Saúde, SAMP, Caixa saúde, Sicoob, Usisaúde. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos. Ligue agora e agende sua consulta com um de nossos especialistas: (31) 3749-6161.

Hospital FOB com você em todos os sentidos!