Conheça a importância que tem os músculos do assoalho pélvico feminino

Conheça a importância que tem os músculos do assoalho pélvico feminino

O assoalho pélvico consiste em um conjunto de músculos, ligamentos e tecido de sustentação que “fecham” a abertura inferior da pelve. Eles estão localizados na região dos genitais, em uma área conhecida como períneo. Além da sustentação, esses músculos também mantém a continência urinária e fecal e tem papel importante na esfera sexual.

As disfunções do assoalho pélvico podem causar perdas involuntárias de urina e fezes, descida dos órgãos pélvicos (bexiga caída, por exemplo), prisão de ventre (constipação), dor pélvica, dor durante a relação, sensação de frouxidão (nas mulheres), entre outros transtornos para as mulheres. Assim, quando acontece uma disfunção, essa musculatura pode estar muito fraca ou hiperativa, sendo nesses dois casos, necessário um tratamento com a fisioterapia especializada.

Existem alguns fatores que podem contribuir para essa alteração, como por exemplo: atividades físicas com carga excessiva e/ou de alto impacto, gravidez, parto, menopausa e tosse crônica.

Enfim, conhecer e exercitar os músculos do assoalho pélvico é essencial para prevenir e tratar as disfunções. Afinal é possível assim, evitar situações tão desagradáveis que ocorrem envolvendo alterações de função dessa musculatura. A fisioterapia é a uma das especialidades médicas que podem ajudar as mulheres a exercitarem de forma correta os músculos do assoalho pélvico, dando a sustentação que a região necessita, evitando transtornos maiores.