ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE A  INTOLERÂNCIA A LACTOSE E APLV.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE A INTOLERÂNCIA A LACTOSE E APLV.

🥛 A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação do sistema imunológico às proteínas presentes no leite de vaca e em seus derivados. Ela é muito mais comum em crianças (especialmente em bebês) e ocorre raramente em adultos.
🥛 Essa alergia pode causar diversas reações, que podem ocorrer imediatamente após a ingestão do leite de vaca ou até semanas após o consumo, como por exemplo: prisão de ventre, cólica, vômitos, diarreia, sangue nas fezes, dor abdominal, refluxo, urticária, dermatite atópica, asma, rinite, reação anafilática, baixo ganho de peso e crescimento.
🥛 Já a intolerância à lactose é a impossibilidade de digerir leite e seus derivados. Ela ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase, ou não a produzem em quantidade suficiente para digerir a lactose (açúcar presente no leite). A IL se apresenta tipicamente em adultos e causa apenas sintomas intestinais, que podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão de leite de vaca, não havendo sintomas tardios. Os principais são: cólica, distensão abdominal (barriga estufada), diarreia e gases.
🥛 Para diagnosticar ambas as condições, é preciso consultar um médico, o qual irá traçar o histórico clínico, registrar os principais sintomas e indicar o melhor tratamento.
📞 Saiba mais e agende sua consulta pelo telefone: (31) 3749-6161 ou online, através do Portal do Paciente no site www.hospitalfob.com.br.
Hospital FOB: com você, em todos os sentidos.