Saúde do homem: prevenção

  Saúde do homem: prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, os homens vivem em média 7,2 anos a menos que as mulheres. A pasta aponta vários motivos para a taxa de morte e adoecimento do homem serem maiores. Mas, a falta de cuidado com a saúde também lidera as causas. Ou seja, a atenção para a saúde é um ponto que merece cuidado. Um aspecto importante para essa diferença no tempo de vida é que os homens fazem menos visitas periódicas ao médico. E a necessidade da mudança de cultura nesse aspecto é urgente.

É preciso mudança na cultura 

Provavelmente você já ouviu falar “homem não vai ao médico”, ou “homem só vai ao médico se estiver morrendo”, não é mesmo? E isso não deixa de ser verdade. De modo geral, as mulheres se consultam mais, procuram mais ajuda e, principalmente, levam seus tratamentos mais a sério.

Os homens praticamente crescem sem ações preventivas de doenças. Isto é, a falta de orientação especializada quanto à promoção da saúde torna-se preocupante.

Campanhas que visam a saúde do homem

A comunidade médica e a sociedade têm trabalhado ativamente nos últimos anos para mudar a cultura da saúde. Tornou-se comum associar uma cor a um mês do ano como uma ferramenta de conscientização da população sobre temas diversos da área da saúde como o câncer e outras doenças.

A campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, é a mais famosa de todas e alerta o mundo para a saúde preventiva da mulher. O movimento passou a dividir a atenção das pessoas com o Novembro Azul, que aborda a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

Dois movimentos que têm como ideia central alertar a sociedade para ficar mais atenta à sua saúde, ajudando-a a vencer preconceitos e a buscar mais qualidade de vida e longevidade.

O câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). É a segunda principal causa de morte por câncer em homens no país – cerca de 14 mil óbitos por ano. Mas você sabe o que é a próstata? Onde está localizada? Qual a sua função?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e localiza-se na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Produz parte do sêmen, líquido espesso liberado durante o ato sexual que contém os espermatozoides.

Alguns sintomas de presença de tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada e diminuição da força do jato da urina. Na fase inicial, por apresentar poucos sintomas, a doença é praticamente silenciosa. Por isso, o câncer de próstata pode evoluir sem o homem perceber. Assim, quando procurar atendimento, a doença já estará em fase avançada, dificultando a cura.

O mês de novembro é dedicado à conscientização mundial para prevenção de doenças masculinas. O enfoque é, sobretudo, na prevenção, no diagnóstico precoce do câncer de próstata e na quebra de preconceitos.

Com boa aceitação, a campanha cresce a cada ano, ganha mais adesão e faz o interesse das pessoas aumentar em relação à doença, tratamento e cura. A campanha tem colaborado para que a cultura de prevenção ganhe força. Cuidar da saúde também é coisa de homem, procure um médico e mantenha os exames preventivos em dia.