A detecção precoce é uma grande aliada no combate ao câncer de mama.

A detecção precoce é uma grande aliada no combate ao câncer de mama.

Durante a campanha Outubro Rosa, Hospital FOB oferece consultas e exames preventivos

Cerca de 66.280 novos casos de Câncer de Mama devem ser diagnosticados até o final desse ano, destes, 18.068 mulheres já morreram em decorrência de complicações da doença. Estes dados alarmantes são de estimativas publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), mas, ainda dá tempo de reverter os números. Veja, a seguir, a importância dos exames preventivos.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos da doença: alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentação e, claro, manter as consultas médicas e exames em dia.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando, assim, a possibilidade de tratamentos menos agressivos. Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de bons resultados, já que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Entretanto, em mulheres com históricos de câncer de mama na família, o recomendado é realizar o exame a partir dos 40 anos e, ao menos, uma vez por ano.

EXAMES PREVENTIVOS NO HOSPITAL FOB

O Hospital FOB adere à campanha Outubro Rosa e oferece às pacientes a possibilidade de realizarem uma série de exames preventivos no combate ao câncer de mama. Este ano serão ofertados:

– Consultas com profissionais (médico mastologistas clínicos e cirúrgicos)

– Exame de Mamografia

– Exame de Ultrassonografia

– Cirurgias para o tratamento do câncer de mama

– Ressonância Magnética

– Punção de Biópsia Mamária

Os médicos mastologistas que atendem no Hospital são: Dr. Daniel Sad e Dr. Juliano Nascimento.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles: Allianz, Unimed (Conselheiro Lafaiete, BH, Vale do Aço e CND), Bradesco saúde, CEMIG saúde, Amil, Arcelor Mittal, Associação Mineira de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público (AMMA Saúde), Cassi, Copasa saúde, Fundação Libertas de Seguridade Social, FUNDAFFEMG, Gama saúde, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Portal Saúde, SAMP, Caixa saúde, Sicoob, Usisaúde. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Se toque e venha consulta na FOB!

Hospital FOB com você em todos os sentidos!