Cuidados diários para prevenir o câncer de pele.

Cuidados diários para prevenir o câncer de pele.

Cuidados diários para prevenir o câncer de pele

A campanha Dezembro Laranja alerta sobre o aumento da incidência da doença em jovens

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 176.930 pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2020.

Para alertar toda a população sobre os perigos que o sol em excesso pode acarretar para a saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, desde 2014, a campanha Dezembro Laranja. O câncer de pele, quando descoberto ainda nos estágios iniciais, apresenta 90% de chance de cura.

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, a doença é rara em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo. Além disso, pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com histórico familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são mais propícias ao desenvolvimento do quadro.

Mas os dados podem ser revertidos com mudanças simples nos hábitos rotineiros, como, por exemplo:

– Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

– Procurar permanecer em lugares com sombra.

– Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.

– Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção no mínimo 30 (lembrando que um dermatologista é quem indica o FPS indicado para cada tipo de pele).

– Usar, também, filtro solar próprio para os lábios.

O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os sinais mais comuns são: manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

A detecção precoce da doença é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar uma maior chance de tratamento bem-sucedido. Ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou dermatoscopia, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. A cirurgia é o meio mais indicado para o tratamento da doença.

Ao menor sinal de que algo não está normal na pele, um médico dermatologista deve ser procurado com a máxima urgência. O profissional é o responsável por prescrever os exames que devem ser feitos para o diagnóstico do câncer de pele.

Além disso, um acompanhamento médico junto ao profissional (pelo menos uma vez ao ano) é indicado para que o especialista possa acompanhar de perto a saúde do maior órgão do corpo humano: a pele.

No Hospital FOB você encontra um time de médicos dermatologistas. Na unidade de Ouro Branco atendem os profissionais: Dr. Edgard Laemert Baeta Barbosa, Dr. Faissal Mahmoud Abu-Safa, Dra. Ana Carolina Cherobim, Dr. José Renato Barra Couri, Dra. Priscila Penasso Furtado Lopes e Dr. Wilmar de Almeida Silveira.

Já no ambulatório de Conselheiro Lafaiete, atendem os profissionais: Dra. Daniela Trindade do Nascimento Lopes Andrade, Dr. Elerson da Silva Peixoto, Dr. Faissal Mahmoud Abu-Safa, Dr. José Renato Barra Couri, Dr. Roger Duarte da Paz.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimed sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E na unidade de Conselheiro Lafaiete, atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.