O tempo seco e a temível irritação nasal das crianças.

O tempo seco e a temível irritação nasal das crianças.

Saiba como realizar a lavagem correta do nariz dos pequenos e prevenir o surgimento de doenças respiratórias

É só chegar a temporada do clima seco, com a poeira espalhada no ar e longos períodos sem chuva que vem a maior preocupação dos pais: o nariz ressecado das crianças e, consequentemente, as doenças alérgicas e respiratórias. Mas, calma, o quadro pode ser prevenido por meio da lavagem nasal correta.

O nariz é uma porta de entrada do organismo para diversas infecções respiratórias, pois é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. A obstrução nasal é o sintoma mais comum nos quadros respiratórios em crianças, e a lavagem nasal com soro fisiológico é um método seguro e eficaz para desobstrui-lo.

Os pediatras ensinam aos pais que, com o auxílio de uma seringa pequena, basta colocar de 1 a 5ml de soro fisiológico (a quantidade correta varia de acordo com o tamanho da criança e com a indicação médica). Em seguida, com a criança ou o bebê com a cabeça erguida, coloque um jato de soro em cada narina, injetando todo o conteúdo, até que a secreção escorra.

O soro fisiológico, que nada mais é do que água destilada com cloreto de sódio, tem sua aplicação indicada para diluir as impurezas, facilitando a higienização. De acordo com as orientações fornecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “seu uso deve ser estimulado em abundância principalmente quando não possuírem conservantes”.

O Hospital FOB conta com atendimentos médicos especializados na área pediátrica. Na unidade de Ouro Branco, atuam os profissionais: Dra. Giovana Cardoso, Dr. João Ricardo dos Santos Amorim, Dra. Maria Clara Buscacio Rigueira e Dra. Rubia Lobo.

Já no ambulatório de Conselheiro Lafaiete, realizam atendimento os profissionais: Dr. João Ricardo dos Santos Amorim, Dra. Maria Clara Buscacio Rigueira e Dra. Simone Santos Caixeta Alves.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles: Allianz, Unimed (Conselheiro Lafaiete, BH, Vale do Aço e CND), Bradesco saúde, CEMIG saúde, Amil, Arcelor Mittal, Associação Mineira de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público (AMMA Saúde), Cassi, Copasa saúde, Fundação Libertas de Seguridade Social, FUNDAFFEMG, Gama saúde, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Portal Saúde, SAMP, Caixa saúde, Sicoob, Usisaúde. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos. Ligue agora e agende sua consulta com um de nossos especialistas: (31) 3749-6161.

Hospital FOB com você em todos os sentidos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.