Seis dicas para aumentar o HDL: o colesterol bom

Seis dicas para aumentar o HDL: o colesterol bom

Você sabia que existe um colesterol bom chamado HDL?

O colesterol é uma substância gordurosa, presente no nosso organismo e essencial para diversas funções do nosso corpo? Ele atua na formação das células, produção de hormônios e em diversas outras funções vitais. No entanto, você provavelmente já deve ter ouvido sobre a necessidade de controlar o colesterol, não é?

Mas é importante lembrar que existem outros tipos: O LDL que é conhecido popularmente como “colesterol ruim” e o HDL, conhecido como “colesterol bom”.

Dessa forma, pacientes que possuem um colesterol ruim elevado e um bom baixo, possuem mais chances de sofrerem com doenças cardiovasculares.

Mas qual a diferença entre os dois e como aumentar o colesterol bom?

Qual a importância do HDL?

O colesterol bom serve como um “catador” de colesterol, pegando o excesso que circula no sangue e ajuda a levá-los de volta ao fígado, onde ele será “desmontado” e adicionado à bile, a substância produzida pelo fígado, e eliminado pelas fezes.

Assim, quem possui os níveis de Colesterol HDL maiores, o risco de formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos diminui.

Por isso, ele é chamado de colesterol bom ou colesterol saudável.

Como elevar o HDL?

O colesterol é resultado dos hábitos de vida e, principalmente, da alimentação. Comidas com muita gordura, como os fast foods, são muito prejudiciais à saúde quando consumidos com frequência. Além disso, o sedentarismo, juntamente com a má alimentação pode trazer diversos problemas de saúde, incluindo o colesterol elevado.

Algumas mudanças no dia-a-dia podem ajudar a elevar o HDL, mas lembre-se sempre de consultar um médico especialista para fazer o acompanhamento!

1 – Pratique exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos como pedalar, dançar, caminhada ou corrida, pular corda ou jump, por exemplo, quando feitos por pelo menos 150 minutos semanais podem aumentar o colesterol HDL.Assim, quanto mais intensa e frequente for atividade, melhor a resposta do seu corpo.

2 – Perca peso para aumentar o HDL

Essa dica serve para pessoas com sobrepeso ou obesidade, para pessoas magras a perda de peso tem pouca influência no HDL.Desse modo, para quem tem o Índice de Massa Corporal, o IMC, maior que 25, cada quilo perdido conta na luta contra o colesterol ruim e no aumento do HDL.

3 – Pare de fumar

 O simples fato de interromper o hábito de fumar pode elevar os níveis do HDL em até 10% e reduz o risco de infarto.

Além disso, todos sabemos que o cigarro faz mal para nossa saúde, pois o hábito aumenta os riscos de câncer e gera diversas doenças como bronquite, enfisema pulmonar e muito mais.

Por isso, pare de fumar ainda hoje.

 4 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

 O consumo moderado de álcool, como o vinho tinto seco, pode até melhorar os níveis de HDL, mas se você costuma consumir 2 a 3 doses de álcool por dia, o efeito da elevação é perdido e o risco cardiovascular cresce.

5 – Consuma gorduras saudáveis

 As gorduras presentes no azeite, azeitona, nozes, avelã, castanhas, peixes ricos em ômega 3, sementes de girassol, sementes de gergelim e abacate são consideradas gorduras saudáveis e elas ajudam no aumento do colesterol bom.

Por outro lado, fuja das gorduras presentes em fast-foods, doces, chocolate, manteiga, carne vermelha, entre outros produtos industrializados, pois estes aumentam o colesterol ruim.

6 – Consuma mais fibra

 O consumo diário de alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, legumes, frutas e verduras ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol saudável.Desse modo, inclua esses alimentos na sua alimentação e tenha resultados favoráveis!Viu o quanto é importante ter um índice elevado de colesterol bom?! Agora que você já sabe algumas dicas, comece a mudar os seus hábitos e consulte seu médico para mais informações!

Os atendimentos realizados na Unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles: Allianz, Unimed (Conselheiro Lafaiete, BH, Vale do Aço e CND), Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Amil, Arcelor Mittal, Associação Mineira de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público (AMMA Saúde), Cassi, Copasa Saúde, Fundação Libertas de Seguridade Social, FUNDAFFEMG, Gama Saúde, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Portal Saúde, SAMP, Caixa Saúde, Sicoob e Usisaúde. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de Pré-Pagos.

Ligue agora e agende sua consulta com um dos nossos especialistas: (31) 3749-6161.

Hospital FOB, com você em todos os sentidos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.