VOCÊ CONHECE QUAIS SÃO OS HORMÔNIOS FEMININOS?

A campanha Outubro Rosa, além de promover uma maior conscientização do câncer de mama, também vem para orientar as mulheres sobre os cuidados com a saúde de um modo geral. E um desses cuidados está relacionado aos hormônios femininos. Você sabe quais são estes hormônios? Sabia que é necessário realizar um check-up anual para verificar se eles estão em pleno funcionamento?

A dosagem dos hormônios sexuais constitui um importante termômetro da saúde feminina, visto que tais hormônios são fundamentais para um desenvolvimento das características sexuais femininas, como: fertilidade e uma menopausa com sintomas leves e com menos riscos.

Os principais hormônios sexuais femininos são:

– Estrogênios

São responsáveis pela regulação do ciclo hormonal durante a idade fértil. Durante a puberdade, os estrogênios estimulam o desenvolvimento dos seios e a maturação do aparelho reprodutor, assim como o crescimento, e a alteração da distribuição de gordura do corpo na mulher, geralmente depositado em torno do quadril, nádegas e coxas.

– Progesterona

É responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparação do útero para gravidez.

– Hormônio Folículo Estimulante (FSH)

Responsável pela regulação da produção e maturação dos óvulos.

– Hormônio Luteinizante (LH)

Responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona, possuindo papel fundamental na capacidade reprodutiva feminina.

Com a maturidade ocorre uma diminuição natural na produção dos hormônios sexuais e temos um estado conhecido como menopausa, que pode vir acompanhado de alguns desconfortos que variam de intensidade e levam a um aumento no risco de desenvolver certas doenças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.