Internação
Os leitos de internação do Hospital FOB contam com um espaço preparado de forma a oferecer bem-estar, privacidade e segurança aos pacientes e seus acompanhantes nos mais diversos momentos. O setor conta com 57 leitos, divididos entre enfermarias e apartamentos.
Todos os quartos contam com TV de LCD com canais a cabo (serviço cobrado a parte), ar-condicionado, frigobar e camas elétricas, com o intuito de oferecer um maior conforto.
Já as acomodações coletivas (enfermarias), para oferecer uma maior privacidade aos nossos pacientes, contam apenas com 2 leitos em cada quarto.
O Hospital FOB conta com equipes qualificadas e empenhadas em prestar assistência de qualidade e humanizada a seus pacientes.
O ambiente hospitalar apresenta características específicas e complexas, no qual são adotadas normas e rotinas para promover um cuidado especializado e por se tratar de um local para atendimento e recuperação do paciente, algumas orientações são importantes:
Durante o processo de admissão de internação hospitalar o paciente será registrado através de um sistema informatizado, e será orientado sobre os termos de consentimento para admissão hospitalar.
O paciente receberá uma pulseira de identificação que o acompanhará durante toda a sua estadia no hospital e que é de suma importância, pois assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo erros e enganos que possam lhe causar danos.
IMPORTANTE ESTAR COM OS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ATO DE ADMISSÃO (atendimentos particulares e convênios):
Identidade e CPF, inclusive de responsável (Quando menor de 18 anos)
Guia do convênio autorizada (em caso de convênios)
Ao dar entrada no hospital, por ocasião da internação, o paciente deve estar de posse dos seguintes itens:
- Artigos de toilette (sabonete, xampu, condicionador, hidratante, creme dental, escova de dente, pente/escova de cabelo, etc.);
- Vestuário (pijamas, camisolas, roupas íntimas);
- Chinelo;
- Para a maternidade, inclua fraldas descartáveis e o enxoval do bebê (disponível na página do Centro Obstétrico – clique aqui ).
O Hospital FOB não se responsabiliza pelos pertences dos pacientes e acompanhantes.
Evite trazer objetos de valor.
O Hospital FOB dispõe de toda uma equipe multidisciplinar que acompanha o plano terapêutico diariamente dos pacientes. São eles: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistente social dentre outros conforme necessidade individual de cada paciente.
O médico examina o paciente e faz a prescrição diária.
Caso sejam necessárias intervenções de outros profissionais/especialistas, serão acionadas pelo médico responsável.
Caso o paciente faça uso contínuo de algum medicamento, o médico deve ser informado imediatamente.
Dentro do ambiente hospitalar, o paciente não deverá tomar nenhuma medicação sem o conhecimento e autorização médica.
Os medicamentos de uso do paciente serão recolhidos pela equipe de farmácia ou enfermagem e serão administrados conforme prescrição médica.
A equipe de enfermagem do Hospital FOB é altamente especializada, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os profissionais prestam assistência integrada, contínua e humanizada ao paciente 24h.
Sempre que necessário, a equipe de enfermagem da unidade pode ser acionada através da campainha que está localizada e sinalizada na cabeceira da cama e no banheiro.
A equipe dos profissionais de saúde é identificada pelo crachá pessoal.
Os aparelhos de áudio e vídeo (TV e rádio) são permitidos desde que não perturbem os demais pacientes.
Não os utilize com volume alto, principalmente após às 22h.
Mais informações sobre o uso desses equipamentos podem ser obtidas no momento da admissão do paciente.
As refeições dos pacientes são servidas de acordo com a prescrição médica/nutricionista, sendo uma alimentação balanceada, que atende as necessidades nutricionais individuais e que auxiliam no tratamento.
Orientamos que nenhum outro tipo de alimento seja oferecido ao paciente, pois somente o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é capacitado para preparar e garantir a segurança alimentar.
Veja abaixo os horários em que as refeições são servidas tanto em apartamentos quanto nas enfermarias:
- Café da manhã: 7h15 às 9h30
- Almoço: 11h30 às 13h15
- Lanche: 15h às 16h30
- Jantar: 18h às 20h
- Ceia: 21h às 22h30
O acompanhante pode fazer suas refeições no Refeitório do hospital ou, caso prefira, no apartamento/enfermaria em que o paciente está internado. Sendo permitido servir no quarto apenas 1 acompanhante, caso a dieta do paciente estiver liberada mediante prescrição médica. Para isso, é necessário avisar previamente às copeiras através dos ramais 6188 ou 6187.
O paciente que estiver com dieta suspensa ou em jejum, o acompanhante deverá se dirigir ao refeitório para realizar as refeições.
O ticket de cada refeição/lanche deve ser adquirido na Tesouraria de segunda a sexta feira no horário de 7h às 15h45. Após estes horários, procurar as recepções (Principal ou Pronto Atendimento) e entregar à copeira, assim que receber a refeição.
O acompanhante de paciente com idade até 18 anos ou acima de 60 anos têm direito à refeição (almoço e jantar), os demais, de acordo com cada convênio, devendo retirar a comanda de gratuidade nas Recepções:
- Recepção Principal de segunda a sexta de 6h até às 19h, sábado domingo e feriados de 6h às 18h
- Recepção do Pronto Atendimento de segunda a sexta de 19h às 6h, sábado domingo e feriados de 18h às 6h.
Segue abaixo os horários em que são servidas as refeições dos acompanhantes:
- Desjejum – 7h30 às 8h30
- Almoço – 11h às 13h
- Lanche – 15h às 15h30
- Jantar – 18h às 19h
Os visitantes, familiares e amigos são muito bem-vindos e podem ajudar no processo de recuperação do paciente.
O Hospital está equipado com um moderno sistema de controle e acesso, através de catracas eletrônicas e circuito interno de câmeras. Para acesso às dependências do hospital é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto.
Os horários de visita devem ser respeitados assim como o número de visitantes. Identifique-se junto à recepcionista e aguarde a liberação de entrada.
O acompanhante que passará a noite no Hospital deverá chegar até às 21h.
Horário de visita:
Local | Horário de visita | Número de visitantes |
Enfermaria | 14h às 18h | 1 pessoa por vez (4 visitantes por dia) |
Apartamento | 10h às 18h | 2 pessoas por vez (4 visitantes por dia) |
CTI | 14h (Box 1,2 e 3)
15h (Box 4, 6 e 7) 16h (Box 8, 9 e 10) |
2 pessoas por dia |
Para acomodação apartamento é permitido 1 acompanhante por paciente, já na acomodação enfermaria são permitidos nos casos previstos em lei (Gestante, parturiente, menores de 18 anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidade especiais).
ORIENTAÇÕES AO ACOMPANHANTE:
- Evite visitar o paciente caso esteja com gripe, conjuntivite ou com outro quadro infeccioso;
- Converse com o paciente apenas assuntos agradáveis. Lembre-se que ele precisa estar calmo e tranquilo para se recuperar;
- Visitantes, deverão sempre higienizar as mãos antes e após o contato com o paciente;
- Os leitos são para uso exclusivo dos pacientes e não devem ser utilizados pelos acompanhantes/visitantes. Evite sentar ou deitar nos mesmos;
- É proibido fumar nas dependências internas do hospital;
- Colabore com o controle de infecção hospitalar: evite trazer flores e plantas para a área interna do hospital;
- A entrada e circulação de animais domésticos é proibida dentro do hospital.
Não é permitido transitar pelas demais áreas do hospital e entrar no apartamento/enfermaria de outros pacientes.
Respeite os locais de acesso restrito. Com essas atitudes, você colabora com o controle de infecção hospitalar.
Em caso de dúvidas, procure o posto de enfermagem.
O Hospital FOB possui uma capela localizada próxima a recepção, no setor de Internação.
O local é destinado aos pacientes, familiares e visitantes que desejam fazer orações.
Na Unidade de Internação, a alta hospitalar ocorre das 7h às 22h, somente com a assinatura do médico responsável. Nesse momento, receba as orientações que são importantes para o restabelecimento da saúde do paciente: uso de medicamentos, restrições alimentares, quando e onde deverá retornar para controle e atividades permitidas.
Antes de deixar o quarto, entre em contato com a enfermagem para orientações de continuidade do tratamento, informações burocráticas e de liberação. O recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe e enfermagem até a Recepção Principal, onde serão conferidos os dados de identificação e a retirada da pulseirinha.
Os pacientes que são atendidos em caráter particular devem fazer o acerto financeiro no Caixa do Hospital após a alta médica, e fechamento da conta, no horário de 7h às 15h45 (Segunda à sexta-feira). Após este horário deverão retornar no segundo dia útil.
Para que a admissão dos pacientes eletivos ocorra de maneira segura e confortável, o Hospital FOB utiliza o serviço da Gestão de Leitos.
A Gestão de Leitos tem por objetivo utilizar os leitos disponíveis, dentro dos critérios técnicos preestabelecidos, a fim de diminuir a espera para internação, transferências externas e aumentando a satisfação de nossos clientes.
O Hospital FOB é o primeiro hospital da região a implantar o sistema de checagem beira leito.
Isso permite maior segurança na administração de medicamentos.
Com esse serviço os registros médicos ficam disponíveis e podem ser acessados pela equipe assistencial através de um carrinho de medicação móvel, que é transportado até o leito do paciente e permite registrar as medicações utilizadas através do código de barras e da pulseira de identificação do paciente. E, se houver alguma inconsistência, imediatamente o sistema alerta ao profissional que está preparando a medicação.
Um sistema informatizado e integrado para registro de medicações, sinais vitais, anotações da equipe assistencial, e que traz maior segurança, somente um Hospital que cuida de você em todos os sentidos pode ter.
Nossos serviços e instalações
Leitos destinados a Recém Nascidos que necessitam de cuidados intermediários.
Serviço de checagem de administração de medicamentos de forma segura.
Local destinado para momentos de religiosidade.